A correta regulação dos serviços públicos é algo extremamente importante para o desenvolvimento de uma sociedade na totalidade, já que está relacionada às práticas estabelecidas pelo governo para serviços essenciais para a população de forma clara e eficiente. Dentre eles, se destaca a saúde, educação, moradia, saneamento básico, acesso a emprego, entre outros.
De acordo com o advogado, escritor e mestre em economia, Edmilson Gama da Silva, a correta regulação dos serviços públicos tem como finalidade assegurar a qualidade dos serviços prestados, sendo importante acompanhar e fiscalizar o desempenho das empresas que prestam os serviços, para garantir que as normas e regulamentos sejam cumpridos e estejam alinhadas as necessidades da população.
Para Edmilson Gama da Silva, também é importante que os serviços públicos estejam alinhados a sustentabilidade e responsabilidade ambiental, tendo em vista a fiscalização contra a exploração dos recursos naturais; além de equidade e acessibilidade, reduzindo a desigualdade e a exclusão social; além da educação e conscientização por meio de informações e orientações sobre diversos assuntos, incluindo direitos e deveres dos cidadãos.
Outro ponto importante destacado por Edmilson Gama da Silva é que a correta regulação dos serviços públicos aumenta a capacidade de recuperação diante de crises ou outros acontecimentos inesperados, como em pandemias ou desastres naturais, por exemplo, já que permite que os serviços essenciais estejam estruturados para atender as demandas.
Vale destacar que a correta regulação dos serviços públicos também integra a prestação de contas da gestão pública, permitindo que a população tenha direito a fiscalizar e acompanhar todas as ações de forma transparente e objetiva.
Edmilson Gama da Silva conclui dizendo que a correta regulação dos serviços públicos, sem dúvidas, é uma garantia de que todos os serviços estejam funcionando e atendendo às necessidades da população, se tornando indispensável para o desenvolvimento econômico e social.